De 29 de Julho a 30 de Setembro, estará patente na BME a exposição bio-bibliográfica “Trajectórias” sobre Sarmento de Beires.
No dia 29 de Julho, pelas 16 horas e realizar-se-á na BME o Colóquio em sua homenagem, com a presença do Comandante Sousa Monteiro que referirá os feitos do homenageado para a aviação civil e militar, o Prof. Dr. Armando Malheiro da Silva que falará da época histórica em que o homenageado viveu, o Engº Rodrigo Sarmento de Beires em nome da família. A sessão será moderada pelo jornalista Carlos Magno.
Esta iniciativas realizam-se em Espinho, terra onde o homenageado voou pela última vez e onde foi homenageado em vida, sendo sócio honorário do Aeroclube da Costa Verde.
Sarmento de Beires empreendeu, entre outras notórias viagens, em 1924, a primeira ligação aérea entre Portugal e Macau, com Brito Pais e Manuel Gouveia; e em 1927, a primeira travessia aérea nocturna do Atlântico Sul, com Jorge de Castilho e Manuel Gouveia, a bordo do "Argos". Sarmento de Beires depois de ter aderido ao chamado “Grupo da Biblioteca” com Aquilino Ribeiro, Abel Manta e Augusto Casimiro ; participou em 1925 no corpo directivo da revista Seara Nova, onde se destacaram ao longo dos anos, entre outros, António Sérgio, Jaime Cortesão, Raul Proença, Raul Brandão, Augusto Casimiro, Augusto Abelaira, Hernâni Cidade, Teixeira Gomes, João de Barros, Irene Lisboa, José Rodrigues Miguéis, José Gomes Ferreira, Jorge de Sena, Casais Monteiro ou Mário Dionísio. Fontes: Texto- © Biblioteca Municipal de Espinho Foto
Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Eventos, Exposições, Livros e Leitura |